O que é a Filosofia e o Filosofar?
As raparigas do meu grupo são a Helena, a Irene, a Marta, a Palmira, a Yolanda e a Zélia; os rapazes, o Ireneu, o Jordão, o Louis, o Ali, o Xavier e eu, o Rafa.Ali é filho de uns imigrantes marroquinos que têm um bar no meu bairro há já alguns anos. Dos outros, uns nasceram aqui, como eu — outros, um pouco mais longe.
Às vezes discutimos acerca das terras de origem dos nossos pais, os costumes, a religião, as diferenças entre uns lugares e outros, e outros assuntos que nos vêm à cabeça. No entanto, nada quebra a nossa amizade, nem sequer o sermos de diferentes equipas de futebol, porque, ao fim e ao cabo, que mais dá…?
— Aí vem ela! — interrompe o Jordão. — É a professora de Filosofia. Vamos lá ver que tal é…Entra, olha-nos durante uns instantes, abre o livro, volta a olhar-nos, fica pensativa como se não soubesse por onde começar... Levanto a mão e pergunto:
— Não vai dizer-nos em que consiste esta matéria? É a primeira vez que temos filosofia. Como são os testes? O que é que temos que fazer para passar?
— Boa pergunta! Filosofia é o que fazem os filósofos, um campo vastíssimo do saber que nasce na Antiguidade. Há problemas e mistérios que causaram espanto ao ser humano e sobre os quais ele anda há séculos a pensar.
Tudo isto que nos inquieta tem relação com a filosofia. Mas, de momento, parece-me mais interessante que penseis em filosofar do que na filosofia. Filosofar é pensar em liberdade, por si mesmo, crítica e criativamente, sem nunca rejeitar tanto os problemas como as soluções.Começamos bem! Não percebi nada! A Marta levantou a mão, talvez lhe peça que esclareça a explicação.
— Eu já pensei muitas vezes sobre: de onde viemos e para onde vamos, ou seja, como começou tudo e se algum dia o nosso universo terá fim… e coisas do género… Isso é que é filosofar? — pergunta a Marta.
— Sim. E outras coisas. Toda a gente pensa. Mas nem todo o pensamento é pensamento filosófico. Este caracteriza-se pela radicalidade das perguntas e pelo rigor crítico. O filósofo suspeita das verdades não provadas e até duvida da verdade provada. Bom… iremos falando disso. Agora preferia falar de como gostaria que fossem as nossas aulas. Queria que conseguíssemos partilhar dúvidas e intuições e ser capazes de nos escutar com atenção e respeito, conscientes de que até as opiniões mais incríveis podem estar certas. Como aconteceu quando uns loucos diziam que a Terra era redonda e girava em volta do Sol.A professora olha-nos e prossegue:
— Na aula, além disso, colocarei dúvidas e forçar-vos-ei a que procureis as vossas próprias soluções. Ajudar-vos-ei, mas o trabalho de aprender será vosso. Portanto, preparai-vos para pesquisar em dicionários, fazer exercícios, trabalhar em equipa, organizar debates… A sério, ninguém chega longe sem esforço. Dizer o contrário é uma fraude. Bom… chega, por hoje. Alguma pergunta?
Ficámos todos mudos e quietos… Não era nada disto que esperávamos. Ninguém pergunta nada. Não esclareci as outras dúvidas, mas não interessa. O que fiquei a perceber foi que esta é uma disciplina muito especial!— Óptimo! Depois de amanhã voltaremos a ver-nos. Até lá, não se esqueçam: filosofar é pensar com liberdade!Neste momento toca a campainha e começamos a sair da aula.
Resume em meia dúzia de linhas o que é, segundo o texto: filosofia, filosofar e pensamento filosófico.
De certeza, já várias vezes te surgiram perguntas difíceis de responder, ou problemas que não são fáceis de resolver. Recorda-as e anota-as numa tabela, resumindo ao lado a resposta que lhes dás .
Calendário
A minha Lista de blogues
quarta-feira, 21 de outubro de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Acerca de mim
- Pedro Santos
- Sou o Pedro Miguel Santos Silva, tenho 20 anos,nasci a 31 de Outubro de 1992, sou natural de São Sebastião da Pedreira - Lisboa, sou de nacionalidade portuguesa, sou um apaixonado por novas tecnologias e desporto. Por fim quero salientar que sou uma pessoa bastante objectiva.
Sem comentários:
Enviar um comentário